Receita de Bolinho de Bacalhau: Como Fazer o Petisco Português Perfeito
Bolinho de Bacalhau é um petisco clássico da culinária portuguesa, que também é muito popular no Brasil. O prato é feito com bacalhau desfiado, batatas, cebola, alho e temperos, e frito até ficar crocante por fora e macio por dentro.
A receita é simples e fácil de fazer, e é uma ótima opção para servir como entrada em festas e eventos.
Para preparar o bolinho de bacalhau, é preciso dessalgar o bacalhau previamente, o que pode levar algumas horas. Depois disso, o peixe é cozido e desfiado, e misturado com as batatas e temperos. A massa é então moldada em pequenas bolinhas e frita em óleo quente até dourar.
O resultado é um petisco delicioso e muito apreciado por muitos brasileiros e portugueses.
Ingredientes do Bolinho de Bacalhau
Para preparar um delicioso bolinho de bacalhau, são necessários alguns ingredientes essenciais. A seguir, são listados os ingredientes para a receita de bolinho de bacalhau:
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 500g de batatas cozidas e amassadas
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de salsinha picada
- 2 ovos
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo para fritar
O bacalhau deve ser dessalgado em água fria por cerca de 24 horas e, em seguida, desfiado. As batatas também devem ser cozidas e amassadas. Os demais ingredientes devem ser picados e misturados com o bacalhau e as batatas.
Os ovos e a farinha de trigo são adicionados à mistura para dar liga. A mistura deve ser temperada com sal e pimenta-do-reino a gosto.
É importante que a massa fique homogênea e consistente para que os bolinhos não se desmanchem durante a fritura.
Por fim, os bolinhos são moldados com a ajuda de duas colheres e fritos em óleo quente até ficarem dourados. O resultado é um bolinho crocante por fora e macio por dentro, com um delicioso sabor de bacalhau.
Preparo e Dicas
Dessalgando o Bacalhau
Antes de preparar o bolinho de bacalhau, é importante dessalgar o bacalhau corretamente. Para isso, coloque o bacalhau em uma tigela com água fria e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas, trocando a água a cada 6 horas.
Outra opção é deixar o bacalhau de molho na água fria por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas.
Preparando a Massa
Para preparar a massa do bolinho de bacalhau, é preciso desfiar o bacalhau dessalgado e misturá-lo com batatas cozidas e amassadas, cebola, alho, salsinha, ovos, farinha de trigo, sal e pimenta a gosto.
É importante não exagerar na quantidade de farinha, para que o bolinho não fique seco.
Fritura e Finalização
Para fritar o bolinho de bacalhau, aqueça o óleo em uma panela e molde os bolinhos com a massa já preparada. Frite-os em óleo quente até que fiquem dourados e crocantes.
Para finalizar, retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os em um papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Sirva quente acompanhado de limão e molho tártaro.
Lembre-se de que a temperatura do óleo é importante para que o bolinho fique crocante por fora e macio por dentro. Utilize uma colher de sopa para moldar os bolinhos e evite mexer muito na panela durante a fritura, para que eles não grudem ou quebrem.
Historia sobre Bolinho de Bacalhau
Apesar de o petisco ter surgido em Portugal, a sua origem exata dentro do país é desconhecida. Sabe-se, no entanto, que o bolinho de bacalhau tornou-se uma especialidade da culinária mediterrânea, sendo muito consumido na Espanha, Itália e França.
A popularidade dessa iguaria atravessou oceanos, chegando a Angola e, naturalmente, ao Brasil.
Conhecido como bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau, este prato agrada a todos os paladares. É servido tanto em bares e botequins como nos cardápios de restaurantes mais sofisticados.